Cinco anos depois Cachoeira do “Salto Liso” recebe um bom volume de água

A Cachoeira do “Salto Liso” localizada no município de Pedro II é uma das cachoeiras que proporciona uma das mais lindas quedas d’água da região pedrossegundense. Devido às poucas chuvas, o local passou nos últimos 05 anos por um período de seca, mas neste ano de 2018 a realidade já é outra, de forma gradativa vem tomando um novo rumo e o que se percebe é que o volume de água está se recuperando no local. 

Neste mês de fevereiro, a região onde fica localizada a cachoeira, tem recebido chuvas intensas, dando sinais de que o local voltará em breve a receber visitas de vários turistas que passam por Pedro II para apreciarem as belezas naturais que somente se encontra por aqui. Conforme as chuvas, a sensação é de que o local voltará a ser novamente uma das atrações do município durante o período do Festival de Inverno.

Nos últimos anos, o local estava impróprio para o passeio turístico, devido à falta d’água na cachoeira. As chuvas têm dado novas vidas aquela região, tornando um lugar único, com um clima diferenciado e agradável e um verde espetacular, uma enorme riqueza que a região tem em particular, a fauna e flora, pássaros, plantas e flores que harmonizam o ambiente.
Se as chuvas continuarem com a mesma intensidade nos próximos meses, a cachoeira chegará ao seu volume máximo de água, embelezando ainda mais o lugar que já é por si só um espetáculo.

Uma recomendação para as pessoas que frequentam esses locais nessa região, é que elas precisam estar atentas para não agredirem o meio ambiente, não deixando lixo nos locais por onde passam, ou seja, cuidar do meio ambiente é um dever de todos.


Pedro II: Uma das 7 cidades piauienses que subiram no ranking do MTUR


O Ministério do Turismo – MTur atualizou a categorização dos municípios que compõem o Mapa do Turismo Brasileiro. Esse instrumento é importante para acompanhar o desempenho da economia do turismo e balizar políticas públicas do setor, além de orientar a captação e o repasse de verbas federais.De acordo com a nova categorização, sete cidades do Piauí registraram crescimento pelo setor – caso de Pedro II –, seja por terem aumentado o número de empregos por meio do turismo, ampliado os estabelecimentos formais de hospedagem ou o fluxo de visitantes domésticos e internacionais. A categorização leva em conta 4(quatro) variáveis: o desempenho econômico turístico, a geração de empregos, o aumento de estabelecimentos formais no setor de hospedagem e a ampliação comprovada de fluxo turístico. disse Carlinhos.



O Mapa do Turismo Brasileiro:  é o instrumento de orientação para a atuação do Ministério do Turismo no desenvolvimento das políticas públicas setoriais e locais, nos territórios nele identificados, tendo como foco a gestão, estruturação e promoção do turismo, de forma regionalizada e descentralizada. Está constituído por 191 regiões turísticas, compostas por 2.175 municípios, organizados em categorias (grupos): A, B, C, D e E. Segundo a portaria 39/2017 do MTur, somente municípios classificados entre ‘A’ e ‘D’ podem pleitear apoio a eventos geradores de fluxo turístico.

Já Pedro II, assim como Cajueiro da Praia e São Raimundo Nonato, que está entre as cidades classificadas como ‘C’, tem direito a pleitear um limite de até R$ 400 mil por ano, pela ampliação significativa do turismo. Portanto, é de suma importância aos envolvidos com o turismo local do município de Pedro II a participação dos estabelecimentos e empreendimentos no Cadastur – que é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam no setor turístico.

 



De acordo com a secretária municipal de Turismo de Pedro II, Rejanete Campelo, esta nova classificação vem como resultado a partir de um empenho e esforço conjunto do poder público com a participação da sociedade, após a dedicação, os eventos e os empreendimentos das pessoas e instituições que trabalham com o turismo no município e região. Existe uma procura de estabelecimentos e empresas nos setores educacional, comercial e de saúde que vêm se instalando na cidade. A cidade é rota de destino e procura para visitantes nos eventos que realiza e proporciona, com esses investimentos, a geração de empregos diretos e indiretos com a indústria do Turismo.

Nós pedrossegundenses estamos de parabéns por mais essa conquista.


O Prefeito de Pedro II, Alvimar Martins, ressalta: “Nós pedrossegundenses estamos de parabéns por mais essa conquista, é motivo de muito orgulho. Seguiremos trabalhando e nos dedicando a cada dia, para alavancarmos ainda mais nossa cidade, em todos os sentidos, infraestrutura, turismo, comércio, etc.”