III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Pedro II

A Prefeitura Municipal de Pedro II, atendendo ao calendário de eventos da Assistência Social e ao público municipal, iniciou na noite dessa quarta-feira (24) e segue na quinta (25) com a III Conferencia Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promovida pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS) juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa. A Coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Eluanille Gomes, afirmou que “A Conferência é de suma importância, pois vocês (idosos) são os principais protagonistas desta Conferência, III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa onde tem como tema: Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas. E que tem como objetivo geral estar discutindo propostas para implantar e implementar as políticas públicas voltadas para a pessoa idosa.”.
.


A Secretária Municipal de Assistência Social, Elissiane Maria Alves Costa, iniciou a cerimônia de abertura cumprimentando os presentes: “Na nossa Secretaria nós disponibilizamos do Grupo da Terceira Idade, temos também nosso Grupo Girassol, que são nossas dançarinas, nossas idosas, que gostam muito de dançar. Agora, nós temos uma novidade e uma parceria: nós estamos em parceria com o Sindicato (dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais), que quero agradecer em nome da Dona Altina, estamos fazendo um trabalho com nossos idosos e com a FUNPAPI, que é a Fundação de Proteção ao Ambiente e Ecoturismo do Estado do Piauí.”.


.

Elissiane Costa também reportou a organização das atividades com idosos pela SEMAS e parceiros: “No primeiro momento tivemos a apresentação, formação dos grupos dos idosos que queriam participar, de início 20 idosos, 10 do grupo da Lenir Chaves da Melhor Idade e 10 do Sindicato (Rural). Tivemos a palestra e mês passado eles fizeram oficina de nutrição, a melhor qualidade de vida de nossos idosos com relação a alimentação. Foi uma oficina proveitosa e maravilhosa não só para os idosos mas para todos nós. Próxima semana eles vão estar com oficina de dança e atividade física. Sou uma admiradora como a dona Fátima falou: que o jovem de hoje é o idoso de amanhã. Então felizes os que tem a felicidade de chegar à idade de vocês.”.



“Nosso Conselho tem sido elogiado, não só a nível de Estado mas a nível de Brasil: pelo seu papel, pelo desempenho. Muitas vezes os conselhos eles passam além do que é para se fazer, a própria Justiça atribui a vocês coisas que eles poderiam estar também ajudando. O Conselheiro tem que se dividir: fazer o papel de pai, de filho, de promotor de justiça, é uma função difícil, às vezes as pessoas escolhem os conselheiros e aqueles conselheiros que são escolhidos pela sociedade eles têm o seu papel, que muitas vezes as pessoas não valorizam e isso é importante para nossa sociedade.”. ressaltou o prefeito Alvimar Martins. Alvimar inclusive descontraiu-se com o público, lembrando da evolução que o mundo vem passando e a geração idosa vem acompanhando:“Normalmente uma geração são 100 anos. Algumas pessoas passam mas muita gente não passa de 100 anos e nós vimos a tecnologia, nós vimos o desenvolvimento que há 50 anos atrás, nós poderíamos até imaginar mas não sabíamos que era desse jeito o desenvolvimento da tecnologia. As gerações, a cada segundo, a cada minuto, elas vão mudando, vão renovando e essa renovação vem dada por Deus.” Ainda houve espaço para repente-improvisado e apresentação teatral sobre a questão social da pessoa idosa e seus dilemas, muito prestigiados pela audiência de pessoas presente. A III Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa prossegue nessa quinta-feira (25), com o desenvolvimento dos seus IV eixos, dentro de grupos de trabalho, com posterior plenária final e escolha dos delegados para as etapas posteriores, como a Conferência Estadual e Nacional que haverá.

NOTÍCIAS